Nova Avanhandava

avanhandava07.jpg
A vocação da pequena rua do Centro de São Paulo é clara. Cercada de hotéis, teatros, casas de espetáculos e “casa” de alguns dos mais conhecidos e movimentados restaurantes da cidade, ela vem se firmando nos últimos anos como pólo turístico, gastronômico e artístico da maior capital brasileira. É visitada todos os meses por cerca de 50 mil pessoas, das quais mais de 60% são turistas.

Hoje, ao meio-dia, a Avanhandava será “devolvida” aos paulistanos remodelada depois da execução de um projeto urbanístico e paisagístico, com direito a fontes e um pórtico de entrada no acesso pela rua Martins Fontes.

A reforma, encabeçada pela subprefeitura da Sé e a Associação dos Restaurantes da Rua Avanhandava – à frente da qual está Walter Mancini, proprietário dos restaurantes Famiglia Mancini, Walter Mancini Ristorante e Avanhandava 34 (quase o Poderoso Chefão do pedaço!) –, com apoio da Visanet, vai transformar a rua em um aprazível local de passeio.

O trecho entre as ruas Martins Fontes e Martinho Prado teve o piso da calçada e da rua trocado por ladrilho de várias cores, recebeu um projeto de paisagismo e passou por reforma no sistema hidráulico, de maneira a permitir melhor escoamento da água da chuva.

A rua foi escolhida por sua importância turística e visibilidade, e a idéia é torná-la um exemplo e uma alavanca do que é possível fazer pelo Centro. Também é uma amostra do que a iniciativa privada pode e deve fazer pela cidade. Não é mais possível imaginar que o seu negócio é da porta para dentro, ignorando a rua e o entorno, diz Mancini, entusiasta do projeto de revitalização do Centro de São Paulo, do qual faz parte o italianíssimo e histórico bairro do Bixiga, onde está a Avanhandava.

avanhandava041.jpg A Visanet, empresa responsável pelo relacionamento com os estabelecimentos comerciais afiliados ao Sistema Visa, ao ser procurada pelo empresário Walter Mancini, vislumbrou os benefícios que este projeto traria para o comércio local, restaurantes, teatros, comunidade e toda a cidade de São Paulo. $$$$!

Esta é a primeira vez que a empresa apóia a viabilização de obras urbanísticas na capital paulista com o intuito de contribuir com a revitalização do Centro e atrair a atenção da população para visitar e freqüentar mais a região.

De acordo com Eduardo Gouveia, diretor executivo Comercial e Marketing da Visanet, o apoio à reforma da Avanhandava é uma boa oportunidade para “agregar valor” aos estabelecimentos afiliados ao Sistema Visa. O charme da rua foi um argumento definitivo para a adesão ao projeto.

É uma rua que tem tudo a ver com a cidade de São Paulo e funciona como um pólo de cultura, artistas plásticos, entretenimento e de gastronomia. Queríamos contribuir para esse movimento de recuperação, que é o nosso presente de aniversário para São Paulo. O resultado ficou excelente, superou nossas expectativas. Além disso, revitalizar o Centro é convidar as pessoas a conhecer e a vivenciar a história da cidade, comenta Gouveia.

Junto com a reforma, Mancini inaugura três novos estabelecimentos – haja fôlego – inspirados no caráter boêmio e artístico da rua: a Calligraphia Galeria de Arte, misto de loja e espaço cultural dedicada às artes gráficas e sobre papel; Jeremias, o Bar, em homenagem ao antológico personagem de Ziraldo “Jeremias, o Bom”, e a lanchonete Central 22, que servirá lanches como o tradicional sanduíche de pernil.

Jeremias, o Bar, cujo nome foi sugerido pelo próprio Ziraldo, tem suas paredes forradas por cartuns e desenhos dos personagens do cartunista e de outros desenhistas, além de um espaço preparado para atrações musicais, equipado com piano meia-cauda. Sampaist já está doido para conferir!

As fotos são de Julio Vilela.



One Response to “Nova Avanhandava”

  1. Olá Pessoas!

    Transformação que mostrou o que pode ser realizado quando as pessoas começam a pensar que … “Não é mais possível imaginar que o seu negócio é da porta para dentro, ignorando a rua e o entorno”…

    Apenas um errinho datilográfico…piano meia-cauda ao invés do que está escrito na última linha.

    Parabéns!