Fura-Fila finalmente pronto

expressotiradentes.jpg

Em reta final de obras, o primeiro trecho do Expresso Tiradentes, mais conhecido como Fura-Fila, vai entrar em operação no dia 25 de janeiro, quando a cidade de São Paulo comemora 453 anos. A promessa revolucionária do Celso Pitta finalmente vai entrar em operação, depois de quase 10 anos de obras, projetos e dinheiro jogado no lixo (das empreiteras e dos políticos, é claro!).

Mesmo após 10 anos de espera, somente os trechos 1 e 2, que ligam o Terminal Mercado, no Parque Dom Pedro II, ao Terminal Sacomã, na avenida Juntas Provisórias, serão entregues no dia 25. Os trechos 3 (ramal Vila Prudente), 4 (Vila Alpina-São Mateus) e 5 (São Mateus-Cidade Tiradentes) estão previstos para ser entregues até o fim de 2008 (!!!). A expectativa é que, após o início das operações, circulem diariamente pelo trecho de 8,5 quilômetros cerca de 25 mil pessoas, sendo 2 mil passageiros nos horários de pico.

O Expresso Tiradentes é super moderno para os padrões atuais do transporte público. Além do sistema de GPS, em todo o corredor haverá monitoramento do fluxo dos veículos por câmeras, facilitando o acesso de serviços de assistência e dando segurança ao sistema, além de permitir, por exemplo, ultrapassagens nas estações. Segundo a Prefeitura:

O Expresso Tiradentes surgiu há 10 anos, com o nome de Fura-Fila. O projeto inicial previa a construção do percurso compreendido pelos trechos 1 e 2, ligando o Sacomã ao Parque Dom Pedro II. As obras se arrastaram por três anos e foram interrompidas em 2000. Por anos, permaneceu como um esqueleto na avenida do Estado, onde várias colunas vazias traduziam um monumento ao mau uso do dinheiro público.

A imagem é de divulgação da Prefeitura.



Comments are closed.