Tecido Urbano, Tecido Humano e São Paulo – Centro

obrasapritiied.jpg É bem a nossa cara a mostra de design inspirada em São Paulo, com trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Istituto Europeo di Design (IED) partindo do tema “Tecido Urbano, Tecido Humano e São Paulo – Centro”.

Entre os projetos estão jóias inspiradas nas calçadas e no mapa da cidade, vídeos e instalações sobre São Paulo e um projeto gráfico para o calçamento do bairro da Liberdade que foi inspirado em cores e formas orientais.

Serão apresentados também projetos que foram desenvolvidos por jovens da ONG Estrela Nova. Todos os anos, o IED oferece bolsas de estudo no valor de R$ 60 mil e auxilio financeiro mensal para os alunos do projeto Oficio Moda, desenvolvido pela ONG com o intuito de formar jovens do bairro do Campo Limpo, na periferia de São Paulo, para atuarem na área de moda.

Assim, algumas das alunas bolsistas foram até a Rua 25 de Março para buscar inspiração e criaram a “bolsa-camelô”. Elas provaram que a “moda das ruas” é muito parecida com a “moda dos shoppings”.

Outro projeto muito interessante é um vaso sanitário dourado. O nome da obra é “Trono de Paulista”, uma metáfora de São Paulo. É que ao mesmo tempo que a cidade reúne algumas das melhores opções de cultura, lazer e compras, e produz uma parte importante da riqueza do país, também tem muitos contrastes e muita pobreza.

Há ainda guarda-chuvas coloridos e peças de roupa inspiradas no filme “Terra em Transe”, do cineasta Glauber Rocha, e no universo da pop art.

Super hype, ultra in.

Apriti IED // Rua Maranhão, 617, Higienópolis // Até 15 de janeiro, segunda à sexta, das 9h às 18h



2 Responses to “Tecido Urbano, Tecido Humano e São Paulo – Centro”

  1. Ótima dica, pena que o horário de visitação é meio ingrato… Recomendo também a mostra de design no Museu da Casa Brasileira.

  2. With awesome analytical skill.