Comece o ano com RSS

feedlogo.gif Que tal começar o ano usando o RSS para ler o Sampaist? Não sabe o que é RSS, representado por esse botãozinho laranja na maioria das páginas da internet? Vamos explicar, então! Da Wikipédia:

A tecnologia do RSS permite aos usuários da internet se inscrever em sites que fornecem “feeds” (fontes) RSS. Estes são tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizações, desta maneira o usuário pode permanecer informado de diversas atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um.

Do blog do Bruno Torres:

Blogs e sites de notícia publicam conteúdo periódico, ou seja, são atualizados freqüentemente. Se você está acostumado a ler um determinado site ou blog, acaba sendo obrigado a visitá-lo periodicamente, tenha ele sido atualizado ou não. Podemos comparar a assinatura do RSS ou ATOM de um blog como uma assinatura de uma revista. Ao assinar uma revista, você elimina o incômodo de ter que ir até a banca verificar se um novo exemplar já está disponível e comprá-lo.

subscribe.jpg Para assinar o feed do Sampaist, basta clicar no botão laranja no começo do post. Você será encaminhado para a página da foto, onde poderá escolher em qual serviço fará a assinatura.

Para poder armazenar suas assinaturas e ler o conteúdo dos sites e blogs, você precisa instalar um programa leitor de feeds no seu computador ou se inscrever em um dos vários serviços online. O Sampaist usa e recomenda o site Bloglines, um ótimo gerenciador de feeds. Você se inscreve gratuitamente e vai adicionando aos poucos seus feeds preferidos. Se você quiser ver em detalhes como funciona o RSS, visite o blog do Bruno Torres. Lá ele explica didaticamente todas as vantagens do sistema.

Tem dúvidas ou sugestões? Fale nos comentários!



One Response to “Comece o ano com RSS”

  1. ah…agora fez sentido.