Festa brasileira na São Silvestre

ssilvestreguardachuva.jpg

A Avenida Paulista foi o palco da festa brasileira na 82º Corrida de São Silvestre. Debaixo de forte chuva, a brasileira Lucélia Peres ganha a São Silvestre feminina, quebrando um jejum de quatro anos e dando ao Brasil seu quinto título na corrida.

corridassilvestre1.jpg Durante a corrida masculina, a chuva estava ainda mais forte. Os três primeiros lugares ficaram com brasileiros. Franck Caldeira em primeiro, com tempo de 44’06’’, seguido por Clodoaldo Gomes e Paulo Alves dos Santos.

Assistir à corrida ao vivo é uma experiência impagável. O Sampaist esteve por lá, tomou muita chuva e conseguiu identificar pelo menos 4 tipos de torcedores. Vamos a eles:

Torcedor de estádio: é aquele que não percebe que não está no Pacaembu torcendo para o Timão. Grita com os corredores e ensaia uma “ola” com o resto da torcida. “Corre!”, “Raça!” e “Vamos lá!” são os gritos mais tradicionais para esse tipo de torcedor.

Torcedor incentivador: é aquele que acha que incentivando o atleta ele irá correr mais rápido ou tomar o último fôlego para a subida da Brigadeiro. Geralmente é um tiozão ou tiazona fora de forma que sonha em um dia participar da corrida. “Força!”, “Estamos com vocês!” e “É isso aí” são os gritos de incentivos mais proferidos.

Torcedor sacana: esse não vai para torcer. Ele quer mesmo é zuar e fazer graça com os atletas. Geralmente são grupinhos de adolescentes que se juntam para caçoar do mau preparo físico alheio. “Vai rolando, gordinho!” e “Nesse ritmo só chega no ano que vem” são os únicos comentários publicáveis em um blog de família.

Torcedor patriota: esse é o tipo mais comum e também mais chato. Filhotes de Galvão Bueno, só aplaudem os brasileiros (ou os que se parecem com brasileiros). Antes da corrida entoam o corinho “Brasil, Brasil, Brasil” e na hora da chegada gritam como se a seleção brasileira fosse hexa na Copa do Mundo…

Após o fim da corrida, guindastes e caminhões já davam os últimos retoques para a festa de passagem de ano na Avenida. Pelo que pudemos ver, vai ter muita barraquinha vendendo cerveja e cachorro-quente. Isso se a chuva parar um pouco e não encharcar toda a comida…

E você, gosta de torcer na São Silvestre? Existe algum outro tipo de torcedor? Deixe seus comentários abaixo!



Comments are closed.