Quase dois séculos de PM!

carrospm.jpg

A Polícia Militar do Estado de São Paulo faz aniversário! Nesta sexta-feira, a corporação paulista completa 175 anos de serviços prestados.

A corporação foi fundada em 1831, quando o então presidente da província, Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, criou o Corpo de Guardas Permanentes, composto de cem praças à pé e trinta à cavalo; eram os “cento e trinta de trinta e um”.

Tobias Aguir, aliás, é o patrono da Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar), que ficou famosa por alguns “desvios de conduta” em algumas épocas. Da Wikipedia:

No livro “Rota 66″, o jornalista Caco Barcellos atribui-lhe pelo menos 12 mil assassinatos, entre 1970 e 1992. Dos 12 mil mortos da ROTA, Barcellos identificou 4.200. Destes, 680 eram crianças entre 7 e 11 anos, em geral executadas com um tiro na nuca.

Mesmo assim, vale o registro do aniversário de 175 anos da PM paulista, corporação com mais de 90 mil homens espalhados pelo Estado, pelos quase dois séculos de serviços. E para comemorar a data, a Banda Sinfônica da PM fará um concerto no Memorial da América Latina às 20h desta sexta-feira.

Memorial da América Latina // Av. Auro Soares de Moura Andrade, nº 664, Barra Funda // 20h
A foto é de divulgação.



Comments are closed.