Porque amamos a Paulista…{Top 10 +1}

PAULISTA.jpg

A Avenida Paulista, feliz aniversariante do dia, não é apenas o corredor mais importante dessa cidade. Sim, é nela que tudo acontece desde que a elite cafeeira do século XIX se mudou para lá. Mas o motivo desse amor, quase devoção, de quem mora por aqui ultrapassa os séculos de história, o tumulto, a arquitetura eclética, o famoso mosaico preto e branco da calçada…porque é nela, e só nela, que se percebe o quanto seu coração bate paulistano, seja lá de onde você realmente é.

Algo inexplicável, e ainda assim nos arriscamos a compartilhar coisinhas peculiares que amamos por lá com vocês…(hoje é realmente dia de festa, não!?).

1. Tem o Parque do Trianon (e para alguns, muitas memórias de infância) e logo em frente o pudim da tiazinha, de quem infelizmente não sabemos o nome

2. Atravessando a rua tem o Masp e seu vão barrigudo, com ele muitas manifestações, comícios e juras de amor à essa cidade

3. Ali também tem feirinha de antiguidades, pra voltar no tempo sem se perder

4. A escadaria da Gazeta fica mais pra frente, mas com certeza em algum momento da sua vida você vai sentar por lá (e provavelmente bater um papo com um descendente de japonês)

5. Aliás, se for mais velho vai lembrar que os melhores cinemas da cidade eram na Paulista: Gazeta, Gazetinha, Gazetão, Liberty, Bristol, Center 3, Gemini…Hoje temos: Reserva Cultural, Bristol (renovado), Top 3, Gemini (igualzinhooo), etc.

6. A Casa das Rosas, linda como só ela, mata um pouco a saudade dos casarões (principalmente o dos Matarazzo, que virou estacionamento). Além disso, tem jardinzinho pra te fazer sentir longe de tudo isso.

7. Amamos também o Stand Center! Como viveriamos sem suas incríveis e maravilhosas muambas?

8. Tem prédio da Fiesp, também conhecido como ralador de queijo…quem nunca pensou em escorregar por ele???

9. Livraria Cultura…porque nós amamos ler!!!

10. E como a Paulista é mais bacana a pé mesmo, como não amar os pequenos azulejos pintados que ficam escondidos na calçada e que foram colocados pelo pessoal da Associação Vila Paulista.

+1 A Paulista é linda…lá tem doação de cachorrinhos, cada final de semana em uma altura da avenida. Tem tiozinho vendendo mapas e fotos antigas de Sampa e gringo andando sem camisa, de blusa na cintura, mochilão e papete (geralmente vermelhos por causa do calor). Tem hippie que não toma banho, tem gente que finge ser estátua. Tem gente chique, moderna, diferente, intelectual, bicho-grilo, normal, enfim, tem um monte de paulistano. É um pedacinho da cidade…que revela o que há no seu coração.

Foto do Flickr antoniocarlos.costa



One Response to “Porque amamos a Paulista…{Top 10 +1}”

  1. Caramba…o que seriam dos paulistanos sem a paulista???
    Adorei o texto!!!
    bjs