Os vikings estão de volta

hells.jpg

A Suécia sempre deu bons frutos no que diz respeito a música e agora chegou a vez do Brasil conferir de perto o que os “nórdicos” têm. Acontece no próximo dia 12, terça-feira, uma invasão de bandas suécas a São Paulo. Hell on Wheels e Jens Lekman tocam no Studio SP, ali na Vila Madalena, enquanto El Perro del Mar se apresenta no SESC da Vila Mariana no dia 15.

Não é a primeira vez que Hell on Wheels toca por aqui. Em 2004, durante a edição do Curitiba Pop Festival, o grupo dividiu o palco com os escoceses do Teenage Funclube – no dia seguinte Pixies faria da Pedreira Paulo Leminski um lugar mágico.

Outras coisinhas legais “by Sweden”
- The Concretes
- The Wannadies
- Millencolin

O show é animadíssimo, confesso como testemunha ocular. Mesmo conhecendo pouco material da banda, foi possível entrar no clima e se agitar enquanto o frio comia solto na capital paranaense.

Quem quiser saber mais sobre o Hell on Wheels, basta acessar o My Space deles; algumas músicas da banda podem ser escutadas via streaming.

Bom, agora um prêmio para quem souber pronunciar corretamente o nome da baixista: Åsa Sohlgren. Eu não sei!

Clique no link abaixo (este mesmo: Continue lendo “Os vikings estão de volta”) e saiba um pouquinho mais sobre as bandas.


HELL ON WHEELS
Formado por Rickard Lindgren (vocal e guitarra), Åsa Sohlgren (baixo e vocal) e Johan Risberg (bateria) em 1994, Hell on Wheels já é conhecido dos brasileiros. Em 2004, o power trio excursionou o país para tocar nos festivais No Ar Coquetel Molotov (Recife) e Curitiba Pop Festival (Curitiba). O grupo já lançou uma mão cheia de EPs e singles. O primeiro álbum “There Is A Generation of Handicapped People to Carry On” foi lançado em 2001 pela North of No South. “Oh My God What Have I Done” seguiu em 2003. O grupo lançou recentemente “The Odd Church” pela Hybrism. Desde então, Hell on Wheels já fez shows de abertura para artistas como The White Stripes e Teenage Fanclub. Já tocou aproximadamente 250 shows, isto inclui numerosas turnês na Suécia, Reino Unido, França, Holanda, Dinamarca, Noruega, Polônia, Letônia, EUA, Japão e Brasil.

Links:
www.tramavirtual.com.br/hell_on_wheels
www.hellonwheels.nu
www.myspace.com/hellonwheelss

JENS LEKMAN
Eleito pela Revista Elle como um dos homens mais sexy da Suécia, Jens Lekman prova que não é apenas mais um rostinho bonito na música e se estabelece como o queridinho no mundo do indie pop. Em 2003, o sueco surgiu como uma bomba pop na Europa e nos Estados Unidos com o lançamento do seu primeiro EP “Maple Leaves”, pela Secretly Canadian e, logo em seguida, o segundo EP, “Rocky Dennis in Heaven”, teve a sua primeira edição esgotada antes mesmo de chegar as lojas. Mas o reconhecimento e admiração por parte do público e da crítica, veio com o seu primeiro álbum “When I Said I Wanted To Be Your Dog”, em 2005. No começo de 2006, Lekman lança a incrível “Oh You’re So Silent Jens”, uma compilação de singles, b-sides e músicas inéditas.

Links:
www.tramavirtual.com.br/jens_lekman
www.jenslekman.com
www.myspace.com/jenslekman

EL PERRO DEL MAR
Por trás do pseudônimo El Perro del Mar se esconde Sarah Assbring um talento de Gothenburg, Suécia, que cria músicas simples de amor. Sua canções são influenciadas pelo blues tradicional e soul, adicionada à uma melodia pop inconfundível enriquecida por quase uma orquestra sinfônica aliada à vários arranjos característicos do doo woop. Como o seu amigo sueco Jens Lekman, os rumores sobre El Perro del Mar logo se espalharam pela internet. No final de junho de 2004, Sarah lançou dois EPs, “Baby, I’ve Been in A Bad Place” e “I’ve Got Good News”, pelo novo selo suéco Hybris. Em novembro do mesmo ano, Sarah foi convidada para lançar um single em vinil junto com Jens Lekman e abrir os seus shows da turnê européia. Algumas semanas depois, o EP de estréia “What’s New? El Perro del Mar” foi lançado e em menos de dois meses já estava esgotado! A linda música “This Loneliness” tem tocado freqüentemente nas rádios nacionais da Suécia e ainda conseguiu com que Sarah participasse do maior programa de televisivo do país, o “Musikbyrån”. No ano passado, Sarah lançou a compilação “Look! It’s El Perro del Mar” com todos os seu singles, que também foi lançado pela Memphis Industries.

Links:
www.tramavirtual.com.br/el_perro_del_mar
www.elperrodelmar.com
www.myspace.com/elperrodelmar

Fonte: Coquetel Molotov



3 Responses to “Os vikings estão de volta”

  1. Só pra constar a pronúncia:

    Åsa Sohlgren = Óssa Soulgrên

    Ganhei o prêmio?

  2. Gosto de muita banda da Suécia. Mais coisinhas bacanas de lá: Hellacopters, Backyard Babies, Sahara Hotnights, The Hives, Hardcore Superstar, The Internacional (Noise) Conspiricy. Bah! São muitas. hehehe.

  3. Vixi, Fábio, acho que vc acertou ;p
    Prêmio, hummm, prêmio? Vamos pensar a respeito. E não esqueça de comparecer a festinha Sampaist, nesta sexta-feira, tá?

    Abraços