Corinthians PUC

flyerpuc.jpg

Na próxima semana, a torcida do Corinthians vai invadir a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Não, não haverá quebradeira, confusão e briga entre torcidas.

Na semana de 6 a 10 de novembro, a PUC receberá dezenas de convidados para debater o que é a paixão de quase 30 milhões de torcedores no Brasil: o Corinthians.

O evento “Metrópole, identidades e futebol. Uma nação chamada S.C. Corinthians Paulista” é organizado pelo Museu da Cultura da PUC-SP e pela torcida Gaviões da Fiel. Diversos convidados de peso já foram confirmados!

A polêmica parceria do Corinthians com a Media Sports Investment (MSI) será um dos temas do ciclo de debates. Participam da discussão sobre a sociedade do clube paulista com o fundo de investimentos o jornalista Juca Kfouri e Antonio Roque Citadini, conselheiro do Timão e integrante do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Além deles, outros debates terão o apresentador de TV Serginho Groisman, do publicitário Washington Olivetto e dos ex-jogadores Casagrande, Wladimir, Basílio, Neto e Marcelinho Carioca.

Entre os temas, a influência da Gaviões da Fiel em movimentos sociais, o papel das mulheres no futebol brasileiro, o Corinthians nas artes visuais e a violência nos estádios. Os campeonatos de 1977, 1990, 1995, 2000, a participação da Gaviões da Fiel no carnaval e a democracia corinthiana também estão em pauta.

Todos os debates acontecem no campus Monte Alegre (rua Ministro Godói, 969 – sala 134C, 1º andar do prédio novo), com entrada gratuita. Informações pelos telefones 3670-8559 e 3670-8331.

Confira a programação completa depois do clique!


Programação

Corinthianismo, futebol e sociedade (06/11) – 10h
Francisco de Oliveira (Sociologia – USP), Ernesto Teixeira (presidente do Comitê de Preservação da Memória Corinthiana) e Júlio César de Toledo “Julião” (fundador e membro dos Gaviões da Fiel).

Futebol e mídia (06/11) – 19h
Serginho Groisman (apresentador de TV), Washington Olivetto (publicitário), Leandro Colon (jornalista e membro dos Gaviões da Fiel), José Arbex Jr. (jornalista) e Adílson José Gonçalves (História – PUC/SP). Fernanda Cernea (Museu da Cultura – PUC/SP) mediadora.

O Corinthians nas artes visuais. (07/11) – 10h
Antonio Gonçalves (Instituto Rebolo), Edmílson Felipe (Antropologia – PUC/SP) e Marco Antonio Paraná (antropólogo, produtor e pesquisador cinematográfico). Lisbeth Rebolo Gonçalves (Museu de Arte Contemporânea da USP) mediadora.

Campeão dos campeões. Os campeonatos de 1977, 1990, 1995 e 2000 (07/11) – 19h
Basílio (campeão paulista de 1977 e membro do Comitê de Preservação da Memória Corinthiana), Neto (campeão brasileira de 1990), Marcelinho Carioca (campeão da Copa do Brasil de 1995 e do Mundial em 2000) e Wellington Rocha Júnior “Tonhão” (Presidente dos Gaviões da Fiel). Celso Unzelte (jornalista e professor da Faculdade Cásper Líbero) mediador.

Futebol e gênero. O papel das mulheres no futebol brasileiro (08/11) – 10h
Leonor Macedo (Assessora de imprensa dos Gaviões da Fiel), Marlene Matheus (ex-presidente do Corinthians e membro do Comitê de Preservação da Memória Corinthiana), Fábio Franzini (História – Uninove), Márcia Regina da Costa (Antropologia – PUC/SP). Diana Mendes Machado da Silva (Grupo interdisciplinar de estudos sobre o futebol – USP) mediadora.

Gaviões da Fiel e movimentos sociais. (08/11) – 19h
João Paulo Rodrigues (MST) ou João Pedro Stédile (MST) e Márcio de Castro Cruz “Monga” (Diretor-social dos Gaviões da Fiel). Luiz Eduardo Rodrigues Novaes (Diretor social dos Gaviões da Fiel/Serviço Social da PUC/SP) mediador.

Times do povo (09/11) – 10h
Mariana Cordovani (Gaviões da Fiel), José Paulo Florenzano (Antropologia – PUC/SP) e Plínio José Labriola de Campos Negreiros. Enrico Spaggiari (mestrando – Antropologia/USP) mediador.

Carnaval em São Paulo. Das origens a Gaviões da Fiel (09/11) – 17h
Elaine Leme (Gaviões da Fiel), Roberto Daga (Gaviões da Fiel), Eduardo de Araújo Fontes “Pantchinho” (mestre de bateria dos Gaviões da Fiel) e Maria Apparecida Urbano (carnavalesca e historiadora). Elizabeth Murilho (Antropologia – PUC/SP) mediadora.

Futebol, violência e responsabilidades (09/11) – 19h30
Cel. Marinho (Gerente de Segurança da FPF), Marco Aurélio Klein (Coordenador-Executivo da Comissão Paz no Esporte/Comissão Nacional de Prevenção da Violência para a Segurança dos Espetáculos Esportivos, dos ministérios do Esporte e da Justiça), Wildner d’Paula Rocha “Pulguinha” (Vice-presidente dos Gaviões da Fiel), Heloísa Helena Baldy Reis (Educação Física – Unicamp). Felipe Traffani (Antropologia – PUC/SP) mediador.

MSI. Parceria ou problema? (10/11) – 10h
Juca Kfouri (jornalista), Dr. Antonio Roque Citadini (Conselheiro do S. C. Corinthians Paulista) e Thomas Castilho (Gaviões da Fiel). João Paulo Streapco (Museu da Cultura – PUC/SP) mediador.

Democracia corinthiana (10/11) – 19h
Alex Simão (ex-presidente dos Gaviões da Fiel), Wladimir (ex-jogador) e Casagrande (ex-jogador) e Waldemar Pires (ex-presidente do Corinthians).



6 Responses to “Corinthians PUC”

  1. A PUC está mesmo precisando de dinheiro.

  2. Ahaha.. Dinheiro em caixa é sempre bom!

  3. Olha Athos, talvez você tenha razão, porque até o teatro TUCA virou salão de festas para comemorar 30 anos de uma certa montadora, sob a maquiagem de “simpósio“… Tão transformando o palco em picadeiro.

  4. Olha Athos, talvez você tenha razão, porque até o teatro TUCA virou salão de festas para comemorar 30 anos de uma certa montadora, sob a maquiagem de “simpósio“… Tão transformando o palco em picadeiro.

  5. É, a puc precisa de dinheiro, mas isto não tem nada a ver com a semana do corinthians, já que não se cobra nada de quem for assistir as palestras.

  6. pessoal! quem tá organizando é o Museu da Cultura da PUC e os Gaviões da Fiel! ninguém cobra nada.