Busão monitorado

monitorabusao.jpg

Será que finalmente o problema de atrasos nos ônibus será solucionado? Ontem começou a funcionar o Sistema Integrado de Monitoramento (“SIM” – Sampaist adora as siglas burocráticas) de ônibus urbanos. E o que é o SIM, você deve perguntar.

O SIM é um sistema que envia para uma central informatizada, a cada 60 segundo, a localização exata dos coletivos e outras informações importantes de seu funcionamento. “Entre os benefícios, o método vai permitir que as empresas de ônibus, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transportes (SPTrans) tomem medidas rápidas assim que forem comunicadas, por exemplo, da quebra de um coletivo ou da ocorrência de um assalto”.

Segundo a Prefeitura, nesta primeira etapa foram instalados computadores de bordo em 1.531 ônibus que circulam em bairros da Zona Norte, como Perus, Pirituba, Freguesia do Ó e Vila Brasilândia. O treinamento dos motoristas e cobradores começa em novembro. A meta é equipar toda a frota até maio de 2007.

Bom, resta torcer para que a implantação do sistema não seja apenas “mais uma boa idéia que não funciona”. Para que o sistema de ônibus em São Paulo seja usado por uma parcela maior da população, é necessário que os atrasos diminuam e que as pessoas saibam, no ponto de ônibus, quanto tempo vai demorar para a condução chegar.

A foto é de divulgação.



Comments are closed.