Enterra os fios

fios2.jpg

Depois da polêmica sobre a remoção dos outdoors em Sampa, o prefeito Gilberto Kassab apronta mais uma. Nesta quinta-feira ele regulamentou a Lei nº 14.023, que obriga o aterramento de todo o cabeamento instalado na cidade de São Paulo

De acordo com a lei aprovada e sancionada, as concessionárias de serviços públicos, as empresas estatais e as prestadoras de serviços que operam ou utilizam cabos aéreos na cidade deverão tornar subterrâneo o cabeamento existente na extensão de até 250 km lineares de via por ano. Especialistas afirmam que o alto preço da operação poderá refletir no bolso dos consumidores.

Apesar do alto custo, o Sampaist é muito favorável ao fim dos fios pendurados pela cidade. Já que é pra tirar os outdoors, vamos tirar também os fios e quem sabe teremos uma paisagem um pouco mais bonita. Outro ponto positivo do projeto é que no lugar dos postes removidos, as empresas serão obrigadas a plantar mudas de árvores.

Eles agora só devem tomar cuidado onde aterram o cabo, né? (Ok, piadinha fraca e de mau gosto)

Foto no Flickr do Diego_3336.



3 Responses to “Enterra os fios”

  1. …vi num documentário na national geographic que os esgotos de paris são tão amplos e bem estruturados que os cabos elétricos puderam ser “escondidos” nos mesmos túneis como uma forma inteligente de não ser necessária a abertura de novas galerias apenas para a fiação. hoje em dia as galerias de esgoto servem até para abrigar os fios de fibra ótica que interligam as antenas do sistema wi-fi da cidade. tudo bem escondidinho! portanto…é possível! pode ser que seja caro e que nossos esgotos não suportem uma operação como essa, mas nada como viver sem fios. um passeio pela paulista dá uma idéia da sensação! ;)

  2. Carol, nossos esgotos não suportam não… Geralmente são túneis pequenos, com menos de um metro de diâmetro, que mal dão conta da água das chuvas. Aliás, não dão conta em grande parte causa das garrafas pet, papéis de bala, bitucas de cigarro e todo tipo de porcaria que alguns paulistanos mal-educados jogam na rua, até pela janela do carro.

    Imagina se colocam esses cabos dentro desses túneis e passa uma “galera” de garrafas pet abraçadinhas, envoltas em papel machê, sendo empurradas por toneladas de água de chuva? :)

  3. Kassab detona, achei demais a lei de proibição dos outdoors e outros meios de publicidade, e agora essa e deixou mais feliz ainda. Espero que todas as empresas cumpram a lei para nossa cidade se tornar mais agradável. Ainda sonho por um dia que Kassab ou algum prefeito banirá o automóvel privado e dará espaço nas ruas para bicicletas e transporte coletivo gratuito de qualidade. Abrindo também mais espaço para calçadas, parques e gramados.
    Qualidade de vida é o que há. Dinheiro não compra isso, atitude sim.