A 25 é dos pedestres

25demarco.jpg

A partir da próxima segunda-feira, os consumidores da Rua 25 de Março terão muito mais espaço para circular. A Prefeitura irá bloquear a via para o tráfego de veículos e apenas os pedesrtes poderão passar por lá.

A interdição valerá de segunda a sábado, das 10h às 18h, entre a rua Carlos de Souza Nazareth e a Ladeira da Constituição. De acordo com Andrea Matarazzo (aquele que tentou cancelar o Motomix), Secretário de Coordenação das Subprefeituras e Subprefeito da Sé, o projeto é experimental mas tem grandes chances de se tornar permanente. “A nossa intenção é organizar a 25 de Março, por onde circula um enorme contingente de pessoas, para que elas possam fazer suas compras com muito mais conforto e segurança”, afirmou.

Em dias normais, a 25 de Março recebe cerca de 400 mil pedestres. Segundo levantamento da Prefeitura, durante a época do Natal esse número pode chegar a mais de um milhão!

Ainda no centro de Sampa, cerca de 140 camelôs foram removidos hoje na Ladeira da Memória. De acordo com a Agência Estado:

No primeiro dia da operação, agentes da subprefeitura, em conjunto com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), apreenderam mercadorias dos ambulantes suficientes para encher 23 caminhões. Até uma televisão de 29 polegadas foi apreendida, além de jogos eletrônicos. Mais de 200 barracas foram esvaziadas. Houve tumulto, mas ninguém ficou ferido. Três pessoas foram presas por resistência.

Foto no Flickr da Tania Ho.


Alterações no Trânsito

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) tomou algumas medidas para facilitar o trânsito da área, que reflete diretamente na fluidez de avenidas essenciais da cidade, como a Prestes Maia, a 23 de Maio e a Rubem Berta.

Para começar, a 25 de Março deixará de ter mão-dupla e passará a ter sentido único desde a rua Paula de Souza até a avenida Senador Queiroz. Além disso, alguns trechos das seguintes ruas passarão a ter sentido único de circulação.

São eles:

- Rua Barão de Duprat, da rua Carlos de Souza Nazareth até a rua Cavaleiro Basílio Jafet;
- Rua Barão de Duprat, da rua Paula Souza até a avenida Senador Queiroz;
- Rua Comendador Afonso Kherlakian, da rua Barão de Duprat até a rua Comendador Abdo Schain;
- Rua Comendador Abdo Schain, da rua Comendador Afonso Kherlakian até a rua Cavaleiro Basílio Jaft.

Alternativas

- O motorista que sai das zonas Sul e Oeste poderá chegar à 25 de Março utilizando o seguinte caminho: Ligação Leste/Oeste, Viaduto 31 de Março, rua da Figueira, Viaduto Antonio Nakagima, avenida. Rangel Pestana (sentido Centro) e Rua Bitencourt Rodrigues, atingindo a 25 de Março em seu extremo oposto;
- Quem sai da Zona Leste deverá utilizar a pista local da Radial Leste, rua da Figueira, Viaduto Antonio Nakagima, Av. Rangel Pestana (sentido Centro) e Rua Bitencourt Rodrigues, também acessando a 25 de Março em seu extremo oposto.



2 Responses to “A 25 é dos pedestres”

  1. Pronto, agora é a perdição da Marcela, nossa 25 de Março Hunter!

  2. U-HU!!! A 25 é nossa!!! :D