A Praça, o Chorinho e o Penne ao Limão

chorinho.jpg

A Praça Benedito Calixto em Pinheiros, é uma balada ao ar livre. E de dia. Mas sem hora para acabar, claro, já que mesmo quando a feirinha acaba, os freqüentadores se jogam nos bares da redondeza.

A feira acontece somente aos sábados, quando a pracinha – irreconhecível durante a semana – é tomada por gringos, modernos locais e de fora, curiosos, alguns poucos realmente interessados em antigüidades, gays e simpatizantes, roqueiros caçadores de vinis e por amantes de um bom chorinho (foto) e de um apimentado acarajé..

docesbenedito.jpg Tudo isso em um espaço pequeno, quase apertado, e sempre lotado. Mais do que uma reunião de artesanato e antiguidades, a feirinha é um acontecimento. Além dos 300 expositores, há uma praça de alimentação animada com uma concorrida barraca de doces “da vó” (aqueles doces caseiros que sua avó fazia e que você comia de colherada), e o melhor de tudo: a roda de chorinho. Esta é uma das rodas mais tradicionais da Capital, com o pessoal da velha guarda do choro paulistano, o Canário e seu Regional.

Para os que preferem algo mais “fino”, o contraste: em volta da bancas de brechó e sebos ambulantes, há lojas de decoração de dar desespero. Móveis coloridos e modernos e com preço um pouco salgado.

A praça de alimentação vai matar sua fome, mas os restaurantes “Consulado Mineiro” e “São Benedito” fazem parte do turismo local praticamente.

Uma dica do Sampaist é chegar cedo para poder almoçar com traqüilidade. Há filas enormes e demoradas nos restaurantes. As mesinhas na calçada são as melhores, dá para acompanhar a movimentação da praça e ficar de olho nos amigos que aparecem de surpresa.

saobenedito.jpg No último sábado, estivemos no restaurante “São Benedito”, e sugerimos aqui um prato leve e delicioso: “Penne ao Limão com salmão grelhado com gergelim”. É tão bom que vicia.

Mas o serviço tem que ser completo: entrada de bolinho de arroz com recheio de queijo parmesão beeem derretido e suco de melancia gelado. E daí o penne, que na primeira degustação lembra um azedinho doce: a acidez do limão se mistura com o doce do azeite da casa. Não somos críticos gastronômicos, por isso contamos com sua compreensão para que aceitem apenas um “vocês pre-ci-sam experimentar isso agora”. Depois do café, atravesse a rua e experimente o doce de ambrosia da barraquinha.

Claro que já corremos atrás da receita do tal penne. Quem quiser arriscar, é só imprimir. Receita testada, aprovada, mas sem aquele charme. Talvez seja a falta de acompanhamento dos bolinhos, ou do som do chorinho ao fundo.

Créditos das fotos: “Chorinho” é do Flickr “Viva como puder”; “Barraca de doces” é do Flickr da Márcia Maia; o “Bolinho de arroz” é do nosso “Flickr Sampaist.

A Praça Benedito Calixto fica entre as ruas Teodoro Sampaio e Cardeal Arcoverde (Pinheiros) // Metrô Clínicas // sábados das 9h às 19h

O Restaurante “São Benedito” fica na Praça e abre todos os dias (menos nos feriados), inclusive aos domingos.



5 Responses to “A Praça, o Chorinho e o Penne ao Limão”

  1. Me enquadro na categoria “gringo moderno local”, é possível?
    Adoooooro a feirinha e todo o microcosmo que chega com ela aos sábados.

  2. É possível, sim, inclusive pelo sotaque. :-) eu me enquadro na categoria ‘observadora’ de vinil e faminta por bolinho de arroz.

  3. Hummm que delícia!!! Fiquei com água na boca!
    Outro prato maravilhoso é o picadinho da Vovó, do restaurante São Benedito!

  4. Adoro a Benedito Calixto aos sábados, dá até para brincar com o sobrinho no parquinho.
    Fiquei com vontade de experimentar o penne ao limão…hum… Que delícia!
    Indico também, na Praça de alimentação, ao som do chorinho, tomar um cervejinha Mãe Preta e comer um kibe ou uma esfiha de escarola, na barraquinha de comidinhas árabes e peça o molhinho especial que é muito bom!
    Outra pedida é o sanduiche Buraco Quente da Barraca do mesmo nome ou espetinhos da Barraca ao lado… tem também a barraca da espanhola…
    Aliás quase tudo lá é muito bom, o atendimento nem sempre é dos melhores, mas há guloseimas para todos os gostos.
    De sobremessa indico um misto de cocada com brigadeiro na barraca de doces caseiros.

  5. eu adorei o seu blog! bjs
    jogos para meninas