Você está aqui: São Paulo com rosas, poemas e… você!

voceestaaqui1_280906.jpg

Imagens áreas de São Paulo já são fascinantes por si só, mas imagine ver retratos da cidade enfeitados com bordados, rosas e poemas de todos os tipos. É a exposição “Você está aqui, que fica na Caixa Cultural São Paulo até 3 de dezembro.

“Eu costumo dar aulas em topos de edifícios e daí nasceu a idéia de me juntar à fotógrafa Cristina Guerra para tirar fotos aéreas de São Paulo”, contou ao Sampaist o artista plástico e arquiteto Paulo Von Poser.

Toda a cidade foi fotografada à bordo do dirigível Ventura (aquele simpático mini-zeppelim da Goodyear), mas a dupla resolveu centrar a exposição no centro da cidade e nos arredores do Conjunto Nacional, onde fica a mostra.

voceestaaqui2_280906.jpg“As telas são uma conversa. Cristina tirou as fotos, eu pintava, nós conversávamos e íamos adicionando bordados e poemas. Nada foi planejado, só a idéia inicial de tirar as fotos com essa perspectiva diferente”, disse Paulo.

As fotos, lindíssimas, ficaram ainda mais impressionantes com a mistura de fios vermelhos, tintas e citações de Mário de Andrade, Caetano Veloso, Lina Bo Bardi, Paulo Mendes da Rocha e Santos Dumont.

Duas das fotos foram parar no chão, o que pode te dar aquela sensação de estar sobrevoando a cidade. E em uma delas, uma plaquetinha “Você está aqui” apontada para o Conjunto Nacional faz brotar sorrisos nos rostos dos visitantes. “Pode pisar, é pra andar por cima mesmo”, avisa Paulo, que com Cristina, recepcionava e conversava com o público.

E pra você estar mesmo na exposição, é possível doar uma foto 3×4 para compor o mural de rostos da cidade. Alguns deles já estão em uma parede, outros estamparam um pufe (que pode ser usado para sentar!). E se não der pra levar a foto, é só mandar uma para o e-mail voceestaaqui@uol.com.br .

voceestaaqui3_280906.jpgA dupla de artista promete visitar ao máximo a exposição para conversar com qualquer um que estiver por lá. E quem tiver sorte vai poder brincar de montar uma parede formada por cubos que se transformam em várias outras obras.

Ah! Pra completar, algumas obras podem ser vistas em quatro estações de metrô: Vila Madalena, Clínicas, Trianon-MASP e Ana Rosa.

Exposição Você está aqui // Caixa Cultural São Paulo – Conjunto Nacional Av Paulista, 2083 (Estação Consolação do Metrô) // De 23 de setembro a 3 de dezembro // Grátis!

As fotos da expo são minhas. Dá pra ver mais clicando aqui



One Response to “Você está aqui: São Paulo com rosas, poemas e… você!”

  1. Me apaixonei por essa.