Dia Internacional Sem Carro

semcarro.jpg

Como seria a cidade de São Paulo se houvesse menos carros circulando em suas ruas?

É com essa pergunta que a Prefeitura da cidade divulga a campanha “Um dia sem carro“, que acontece, pelo segundo ano consecutivo, no próximo dia 22.

A ação é inspirada em um movimento europeu que “tem como um dos objetivos provocar nos cidadãos uma reflexão sobre a presença dos automóveis nas cidades em todo o mundo, que acarreta problemas como milhares de vítimas de acidentes de trânsito, aumento da poluição atmosférica, valorização de uma cultura individualista, como também estimular novas políticas e iniciativas na mobilidade urbana”.

O site da prefeitura explica que o ato surgiu na França em 1997, com o apoio de apenas 35 cidades. Hoje, já são mais de 1.500 cidades participantes e o número não pára de aumentar.

No ano passado, a iniciativa não surtiu muito efeito em Sampa. Segundo matéria da Folha de São Paulo do dia 23 de setembro de 2005, “no Dia Mundial sem Carro, a cidade de São Paulo, que pela primeira vez aderiu à campanha, teve um congestionamento maior que a média das quintas-feiras do mês de setembro”.

E você, vai fazer sua parte? Será que existe alguma chance de o movimento se consolidar neste ano? Faça como nosso leitor Willian Cruz e vá de bike para o trabalho!

A imagem utópica que ilustra este post é do fotógrafo da Prefeitura João Luiz Gomes.



Comments are closed.