Zona de Trânsito

zonatransito.jpg

Com pouquíssima, ou quase nenhuma divulgação, São Paulo recebe hoje uma mostra sobre a “Identidade Urbana Latino-Americana”.

Só achamos uma notinha no “Guia da Folha” e uma menção no site da UOL.

Não pelo tamanho, e sim pela idéia, essa mostra é importante por reunir artistas da América Latina que moram em diferentes centros urbanos, mas que possuem uma “identidade urbana” comum!

É interessante saber, por exemplo, qual é a visão da realidade urbana de um artista de Havana. Será a mesma de um pintor que mora em Buenos Aires, ou a de um fotógrafo do centrão de São Paulo?

Com mais de 50 artistas de sete países latino-americanos, “Zona de Trânsito” pretende “refletir sobre as coincidências e diferenças entre as variadas identidades do continente por meio da pintura, da fotografia, de vídeos e de painéis decorativos.”

A exposição será dividida em três partes: a primeira apresenta obras de dez artistas convidados, entre eles estão os brasileiros Juliana Russo, Henrique Heráclio, Marcela Tiboni, Fernanda Figueiredo e Cassiano Reis. As duas outras partes, chamadas “Zonas Abertas” e “Zonas Efêmeras”, constam de uma seleção de trabalhos de cerca de 50 artistas brasileiros e de países como Argentina, Colômbia, Cuba, El Salvador, Peru e Porto Rico.

O curador Efe Nicholas Petrus disse ao “Últimas Notícias” da UOL que a mostra supõe “uma síntese do tráfego de informações”, partindo do conceito que moramos em um “continente urbanizado”.

Até o dia 06 de outubro! Amanhã, feriado, o Espaço Cultural Instituto Cervantes estará fechado.

A foto desse post não faz parte da exposição! Ela é do Fotolog do fotógrafo João Sal, que adora documentar seus “rolês” pela cidade.

Instituto Cervantes // Av. Paulista, 2439 – 7º andar, Bela Vista // Tel: 3897 96 00 // e-mail: informasao@cervantes.es



One Response to “Zona de Trânsito”

  1. adoro tudo que apenas os olhos atentos conseguem ver, e adoro tb exposiçøes e tudo que nåo e’ um sucesso de marketing!!!!!
    da’ p/ enviar sempre sugestøes pro meu e-mail??????
    adoro essas dicas!!!!!!!!