Toca Raul!

raul.jpg Você, como nós do Sampaist, provavelmente não agüenta mais ouvir esse coro nos shows em São Paulo. A piada já cansou faz tempo.

Mas os fãs não se cansam nunca!

E hoje, como já é sagrado há 17 anos, os nostálgicos adoradores (e pior, clones) de Raul Seixas, desfilam pelo centro da cidade em homenagem à morte do cantor baiano. Em 21 de agosto de 1989, Raul Seixas falecia vitima de um ataque cardíaco, causada pela pancreatite.

A partir das 16h, o “toca Raul” vai virar hino de verdade, quando milhares (isso mesmo) de fãs se aglomerarem em frente ao Teatro Municipal e partirem cantando pelo cidade. A passeata-homenagem vinha tomando um caminho político desde 2002, quando foi chamada de “O dia em que a Terra parou contra a Farsa Eleitoral”, em uma aberta campanha ao voto nulo. O evento de 2006 preferiu se afastar do tema “eleições” e ficou mais genérico, sendo chamado apenas de: “Eu também vou reclamar!!!”.

Vale tudo nesse dia! os microfones ficam abertos para quem quiser se manifestar, cantar ou apenas fazer declarações póstumas.

Com a participação de raulseixistas de outras cidades e até de outras regiões do país, o Tributo prossegue oficialmente até as 22 h, ou durante toda a madrugada para os mais aficionados.

No maior clima Raulzito-paz-e-amor, a tarde promete: “Reunidos e confraternizando em clima de completa paz e harmonia, cantando as canções de Raul coletivamente e discutindo suas propostas e legado, durante mais de seis horas, demonstramos a presença e vitalidade de Raul Seixas e da Sociedade Alternativa, viva dentro de nós.”

Se você quiser ler mais sobre esse evento, há uma divertida matéria relatando a “hora-a-hora” das seis horas de passeata-homenagem (haja paciência! Se você trabalha no centro de São Paulo, tenha calma!) nesse site: desde a concentração emocionada de fãs, até a multidão que vai se juntando meio que por acaso, até os micos ocasionais. Leia dois trechos:

Um emocionado: “esse momento já eram mais de 5.000 pessoas das mais diversas tribos: rockers, punks, rappers, sindicalistas, imigrantes, poetas, homens e mulheres num autêntico carnaval com rock’n’roll, que só Raul poderia proporcionar.”

E outro, decepcionado: “num dos momentos mais emocionantes da manifestação, seguido de gritos de “Raul Raul Raul!!!” e “Viva a Sociedade Alternativa!!!”. Em seguida se tentou levar o som ao vivo meio acústico, mas após umas cinco canções houve consenso de que o
som estava baixo e mantivemos então só o som mecânico.”

Enquanto isso….: vários eventos em todo o Brasil vão lembrar os 17 anos da morte de Raul Seixas. Programas de rádio e TV já estão confirmados, e até, acreditem, a Hebe Camargo dedicará um bloco inteiro em seu programa no SBT ao Raulzito. Só esperamos que ela não resolva apresentar o programa de barba, como normalmente faz em suas ‘homenagens’. E mais: o fã clube ofical do cantor e Kika Seixas, ex-mulher do músico, preparam um documentário que deve chegar aos cinemas em 2007. Nesse site há um álbum interessante, com fotos do arquivo pessoal do cantor. O layout é criativo, imitando páginas amareladas de um livro antigo.

Pedimos encarecidamente aos leitores que estiverem na região que nos mandem fotos e relatos dessa grande manifestação!

Veja um vídeo de Raul e Paulo Coelho cantando o hino da Sociedade Alternativa!

Foto do site oficial.

Passeata-Homenagem ao Raul Seixas // 21 de Agosto // Programação:
16 hs – Concentração em frente ao Teato Municipal/Pça. Ramos de Azevedo
18 hs – Saída da Passeata
19 hs – Tributo com som na Praça da Sé
22 hs – Encerramento



5 Responses to “Toca Raul!”

  1. hahahahahaha. sem comentários. vou passar longe do centro hoje.

  2. “Toca Raul!!”

  3. Muitaorigada por avisar!!! hahah

  4. Toca Raul!

  5. Hebe + Raul é tudo que eu pedi a Deus!