Esquimós em Extinção!

gelo.jpg E esse inverno que beleza, hein?

30 graus na sombra, piscinas lotadas, malandro barrigudo sem camisa na rua, aquela coisa. Sorte de quem anda de carro com ar condicionado. Pegar o ônibus Anhangabau às seis e meia, literalmente pendurada na porta, foi o máximo de ventilação que consegui no final da tarde.

O vidro traseiro do carro do meu pai simplesmente explodiu hoje na hora do almoço. Nada de bombas ou brincadeiras de mau gosto, deve ter sido algum choque térmico. Mas, por mais que esse mesmo carro tenha passado verões escaldantes do lado de fora da garagem, isso nunca tinha acontecido.

Nós aqui do Sampaist já temos alertado há algum tempo que o calor e o ar seco em São Paulo estão beirando o nível emergencial. Bem, acho que emergência já é apelido.

A Revista Época trouxe uma notinha quase que insignificante em sua edição de ontem sobre o assunto. Parece piada, mas o aquecimento global está tão sério que até os iglus (iglus, por favor, iglus!) estão usando ar-condicionado. Sheila Watt-Cloutier, “diretora da organização que representa esquimós nas Nações Unidas” (juramos para vocês que tudo isso é verdade) diz o seguinte:

“Com termômetros que batem nos 31 graus, os 2 mil habitantes do vilarejo canadense de Kuujjuaq equiparam seus iglus para não sofrer com o calor. Nossas moradias são impermeáveis ao frio e não respiram bem em temperaturas elevadas”. A revista conclui com uma frase alarmante: “A emissão de gases como o dióxido de carbono, que aumentou 15% em dez anos, só deve piorar a situação”

Uma nota pequena demais para um assunto tão importante, não? Como se vidros de carro explodindo de calor em pleno inverno, e Iglus derretendo feito picolés fizessem parte da rotina. Daqui a pouco tem pingüim mais bronzeado que Julio Iglesias!

Intrigados com a existência de uma “organização representativa dos esquimós”, Sampaist xeretou a vida da senhora Cloutier. E não é que ela faz um belo trabalho? Nesse site dedicado ao aquecimento global, há uma ótima entrevista com ela. Vale a pena se empenhar no inglês e saber um pouco mais sobre essa vovó que percorre o mundo alertando sobre as conseqüências do super-aquecimento. E ela sabe muito bem do que está falando: seu pequeno vilarejo é o primeiro lugar a sofrer com os efeitos.

Enquanto isso aqui na ex-cidade da garoa, lojistas se desesperam liqüidando o que podem e não devem. Mas pense bem antes de correr até a loja mais próxima: não adianta torrar tudo naquele mega casaco da vitrine se esse bafo continuar. Ele corre o risco de nunca sair do armário!

E para essa semana, segundo a Agência Estado: “Uma frente fria que passou na última noite pelo litoral paulista não mudou muito o clima. O ar continua quente e as temperaturas permanecem elevadas em todo o Estado até quarta-feira.” Socorro.

Foto do Flickr Omega Man ’06



3 Responses to “Esquimós em Extinção!”

  1. Ahhh, se o casaco estiver barato, vale a pena mesmo com o bafo! Ele vai deixar o armário lindo e é sempre uma carta na manga!
    hahahaha
    ConsumIST sempre…

  2. sampaist on the rocks!!!!!!!!!!

  3. CHOCADA!!!!!!!!