Hoje é o Dia do Pindura!

dia_da_pindura_110806.jpgSim, hoje é o dia mais temido pelos (inúmeros) estabelecimentos alimentícios da cidade: o Dia da Pindura!

Tudo começou quando Dom Pedro I (Aquele que inexplicavelmente nas imagens aparenta ser mais novo que o filho) inaugurou a primeira faculdade de Direito do país, a do Largo do São Francisco.

Como gesto de simpatia com os novos estudantes e futuros doutores, os restaurantes das proximidades começaram a oferecer refeições gratuitas. Mas com o crescimento do número de alunos, a prática ficou inviável.

Pra comemorar a inauguração do curso (e ter pelo menos um dia de boca livre!), os estudantes escolheram o dia 11 de agosto para manter a tradição.

É claro que os restaurantes já estão espertos e verificam se realmente os estudantes fazem faculdade de Direito. Ficam olhando de soslaio se chega um grupinho de moleques no lugar. E tentar fazer pindura com códigos em punho é dar muita bandeira.

Pra garantir a alegria gastronômica o pessoal nem espera o dia 11, é só chegar agosto que já atacam (eu, que passei um ano e seis meses na faculdade de Direito, participei da pindura no dia 1º!)!

O Parigi, um dos restaurantes mais caros da cidade, já colocou desde o dia 8 um aviso de que não aceitaria mais pindura, ao lado da cartinha do pessoal da São Francisco com a célebre:

Garçom tire a conta da mesa
E ponha um sorriso no rosto
Seria muita avareza
Cobrar do XI de Agosto.

Foto do meu, do seu, do nosso Lucasof



Comments are closed.