São Paulo na mira

paulista.jpg Atire a primeira pedra quem nunca foi “passear” no Stand Center, conhecido centro comercial, localizado no coração de São Paulo. O local, famoso por sua versatilidade em produtos e preços “sedutores”, de alguns meses para cá passou a ser alvo da Receita Federal, que desde que descobriu o “achado”, organiza blitzs freqüentes para apreender produtos ilegais (contrabando para bom entendedor).

De computadores a máquinas fotográficas, passando por filmes, consoles e roupas, o Stand Center virou referência e, conseqüentemente, um ponto turístico na glamourosa Avenida Paulista.

Há 3 meses uma matéria publicada no jornal Folha de São Paulo chamou a atenção para um detalhe que poucos conheciam: não só as autoridades brasileiras estão de olho no mercadão tecnológico, mas também o poder público norte-americano.

Segundo a FSP, o Stand Center e Rua 25 de Março entraram na lista da pirataria mundial pelo relatório anual do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, também conhecido como “Relatório 301 Especial”. O levantamento, elaborado pelo Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTr), lista as regiões do mundo onde a violação dos direitos de propriedade intelectual é comum, além das iniciativas tomadas pelo Governo para contornar a situação.

Embora algumas lojas funcionem legalmente (emitem nota fiscal), a maioria dos estabelecimentos do centro comercial atua como contrabandista. Bom para quem compra, ruim para a economia.

A grande surpresa para os freqüentadores do “maravilhoso mundo das compras” deu-se graças a forte inspeção das autoridades desde o inicio deste ano. Mesmo localizado na Avenida Paulista (entre MASP e Gazeta), raramente o local era fechado durante muitos dias por causa de alguma apreensão.

Para evitar tal ação, muitos dos vendedores criam vitrines fictícias com produtos originais. É o caso dos estandes de filmes e jogos para Playstation 2. Basta uma movimentação suspeita para todo o material “clonado” virar fumaça entre o emaranhado de produtos importados e bugigangas.

Gosta de adrenalina e de muita gente se esbarrando? Dê uma passadinha por lá! Só tente não se irritar com o tratamento “preferencial” dado por nossos amigos asiáticos a todos aqueles que se atrevem a fazer mais de uma pergunta.

Imagem/crédito: Flickr Marcelo Alves

Stand Center
Av. Paulista, 1098 Cerqueira César
CEP: 01310-100, Tel.: 3265-7000, Fax: 3265-7221



Comments are closed.