Blogosfera

chickenblog2.JPG A Revista Época dessa semana traz uma reportagem de dez páginas sobre o mundo dos blogs. Apesar de já ter sido tema de várias revistas no mundo, só agora a “blogosfera” ganha tantas páginas no Brasil.

A publicação explica minuciosamente todos os passos da mania, que de brincadeira não tem mais nada. Fala sobre a origem do termo (“weblog” = registro na web), como e onde surgiram os primeiros diários online, quais são os principais blogs internacionais e nacionais, e ainda, ensina como montar o seu primeiro blog e fazer dele um sucesso na rede. As dicas de sites poderiam ter sido mais abrangentes, e menos caretas, mas mesmo assim, continua valendo.

Todos sabemos que mais que um diário online, os blogs de hoje são verdadeiros plantões de notícias. Podem desvendar um segredo ali, causar a cassação de um deputado aqui, e tudo isso segundos após qualquer acontecimento. Ou, meses antes! O que acontece com os blogs de música, que colocam faixas disponíveis em mp3 de cds que só serão lançados muito tempo depois (o popular “vazou”).

Dados no artigo informam que, diariamente são criados 75 mil blogs, ou seja, uma média de um blog novo por segundo! Ser acessado freqüentemente por um número razoável de leitores, inovar, se destacar e ser citado, é trabalho duro. Mas prazeroso.

E por que lemos blogs? Por que confiamos neles? Por que nos dedicamos a eles?

Segundo John Battelle, um dos fundadores da Revista Wired, em entrevista à Época, as pessoas amam blogs simplesmente porque “adoram falar umas sobre as outras. (…) Os blogs são o primeiro passo para que todas as pessoas alfabetizadas tenham sua própria plataforma no mundo. Um espaço onde elas possam declarar quem são, o que querem e o que pensam.”

Nós do Sampaist somos blogueiros convictos. Sem grandes pretensões, todos paramos um dia para falar de algo que presenciamos, para criticar o que vemos na TV, ou para contar experiências divertidas. A necessidade de opinar sobre coisas que o cerca é inerente ao homem. E poder escrever sobre isso, ser lido e comentado, faz bem sim. Ou não? Para alguns, vira até fonte de renda (caso dos nossos amigos -ist de Nova York, o lucrativo Gothamist, e do brasileiro Interney)!

Os oito blogs nacionais citados são: Jesus, me chicoteia, Kibe Loco, Cocadaboa, Interney, Querido Leitor, Pensar Enlouquece, Blog do Noblat e o Blog do Juca.

Seja para checar os últimos lançamentos da sua banda preferida, ou para saber como anda seu time fora de campo, todo mundo já leu um blog! E é isso que queremos saber.

Quais blogs estão na sua lista de favoritos? Por que?

Desenho originalmente publicado no blog Savage Chickens



6 Responses to “Blogosfera”

  1. Eu prefiro blogs pessoais, de amigos, para saber como cada um tem visto o mundo e os acontecimentos.
    Fofoca!
    Rs

  2. eu tb adoro ler blogs de amigos.
    fora isto, gosto de ler os blogs do site No Mínimo, principalmente o Politica & Cia, do Guilherme Fiuza, e o Ponte Aérea/SP, do Xico Sá.

  3. Hum, além do Sampaist? :D A minha lista de blogs é um horror de grande, se não fosse o RSS na minha vida eu morria. Mas só pra tentar citar dois, tem o http://papodehomem.nominimo.com.br/, de Pedro Doria, e o gringo http://www.boingboing.net/. E adorei a foto de louco de Inagaki na Época! :D

  4. leituras diárias:

    http://www.lucioribeiro.com.br
    http://www.sampaist.com
    http://philipinas.blogspot.com – melhor blog ever! se fosse gringo ele já estaria milionário!!!

  5. Flávia, fui checar o tal Philipinas e adorei!!!!
    Divertidíssimo.
    Eu leio todos os dias:
    a Popload ( http://www.popload.com.br ), o Londonist (http://www.londonist.com ), o divertido diário de bordo de um cara que está acompanhando as CSS ( http://www.thephoenix.com/tourblog ) e o Pitchfork ( http://pitchforkmedia )porque sou indie, néam? hehe

  6. Alguns…

    http://www.joystiq.com
    http://www.gardenal.org/inagaki
    http://www.zachbraff.com.br
    http://www.popload.com.br
    http://www.gardenal.org/pablo
    http://www.tiagodoria.blig.com.br
    http://www.garotasquedizemni.com
    http://www.gamegirl.blig.com.br ;-)
    http://www.betazine.blogspot.com
    http://www.gardenal.org/trabalhosujo
    http://olhaso.nominimo.com.br/
    http://beatnik.blig.ig.com.br/
    http://pedrodoria.nominimo.com.br/
    http://www.debbie_drechsler.blig.com.br ;-)