Método Tufo de Experiências

cidadao.JPG

Depois do rock com sotaque paulistano e do punk-brega gaúcho, Sampaist escolhe um nome de Fortaleza como banda da semana.

O nome dele, Catatau. Sua banda, Cidadão Instigado. E é através dela que ele coloca em prática todas os seus experimentos musicais, misturando ritmos brasileiros com a psicodelia (gringa e brasuca) do rock progressivo dos anos 70, e letras que falam de amor cafona com berros e guitarras distorcidas.

No palco, com barba e guitarra, ele lembra um Raul Seixas ou / e um Frank Zappa. Mas mais pelo visual que pela sonoridade. Nas baladas “Te encontra Logo” e “O Tempo” (a mais bonita do disco “Método Tufo de Experiências”, considerado um dos melhores álbuns de 2005), ele investe no brega romântico, mas que estranhamente…não soa brega na voz dele.

As letras sustentam a escorregada romântica porque são tão pessoais, que se identificar com elas é apenas o primeiro passo. Quando você menos espera, está lá de mãos pra cima, cantando para o tempo, esse seu “amigo precioso que fica sempre observando aquele instante em que alguém tentou se aproximar”. Quando essas baladinhas começam, parece que estamos no lugar errado. Um baile do interior, talvez, sabe aqueles com neon vermelho e pinga com mel? Mas a música agrada, e você diz ‘quem sabe a outra’, e daí aquela lá te lembra uma vez que…, e depois vem uma bem agitada, e pronto. Já era. Catatau é jogação à primeira vista.

cidadao2.JPG A banda está em temporada no Grazie a Dio e Sampaist foi ao show de segunda-feira, que teve participação especial de Otto. Excelentes músicos no palco ( todos integrantes de outras bandas – Vanessa da Mata e Otto, por exemplo, e com projetos paralelos que incluem Maquinado e Instituto), e um público participativo que sabia todas as letras.

O show começa com a música mais dançante do disco, “Os Urubus Só Pensam em Te Comer”, mas muito mais pesada que de costume. E todo o show segue essa linha, dando espaço para que Catatau experimente outras distorções no palco, abusando dos pedais nos solos. O barulho só dá folga para as duas baladas já citadas, e é justamente nessa parte que o povo se joga. Catatau é tímido, e se auto-define como “um semi-hippie triste, às vezes revoltado” (o seu ‘eu’ revoltado foi o que prevaleceu ao vivo). Sempre muito aplaudida, a banda fica o tempo todo em silêncio, e entre uma música e outra só se ouvia um “massa!” do vocalista.

Cada show dessa temporada promete uma surpresa. Começou com Rodrigo Amarante (Los Hermanos), e então veio Otto (que cantou duas músicas inéditas do seu próximo disco) e agora nessa segunda, dia 24, a convidada é a “diva não-diva neo-tropicalista” Karine Alexandrino, conterrânea de Catatau os convidados são Karina Buhr (percussão e vocal), integrante do grupo Comadre Fulozinha, o suíço Thomas Rohrer (rabeca e sax) e o escocês Chris Mack (violão e vocal). Então nos vemos lá, certo?

No site da Slag Records, você pode conhecer os dois lados da banda. Dá para baixar a intrigante “O pobre dos dentes de ouro” e ver o vídeo (lindo, faça isso agora!) da romântica “O Tempo”, nossa preferida.

Foto de divulgação por Alisson Loubak e Foto do show no Flickr Sampaist

Show Cidadão Instigado no Grazie a Dio // Rua Girassol, 67 – Vila Madalena // 24 e 31 de julho // horário: 22:30 // R$ 13 // Info: (11) 3031-6568/ 3032-5515.



7 Responses to “Método Tufo de Experiências”

  1. Karine Alexandrino? Ah não!!! Ainda tenho pesadelos quando lembro do show dela no Curitiba Rock Festival. Ehehe…

  2. Eeeee, bem legal, Aninha!!!! Beijosssss

    Ah, tem o link do Maquinado tb: http://www.myspace.com/maquinado

  3. Karine é polêmica. :-)
    Obrigada, Flávia, já coloquei o link no texto!

  4. Cool!!!

  5. Ops! Pra alegria do Leandro e tristeza nossa, infelizmente não vai ser a Karine. No dia 24/07 são convidados especiais a pernambucana Karina Buhr (percussão e vocal), integrante do grupo Comadre Fulozinha, o suíco Thomas Rohrer (rabeca e sax) e o escocês Chris Mack (violão e vocal). Desculpa, Aninha, só me passaram agora!! ;-**

  6. Valeu, Flávia! Post atualizado!

  7. Comentário breve sobre os shows do Cidadão…MAGO CATATAU!!!!!!!!!!!!