Sampa Para Menores

Teatro_Ratimbum_06_06_06_O_Cravo_e_a_Rosa_Fotos_Jair_Bertolucci_44.JPG

Se você faz parte da turma que pensa cinco vezes antes de levar a criançada ao teatro, há esperanças! Foi-se o tempo em que as peças infantis só agradavam os pequenos e eram (muito) cansativas e (muito) sem graça para o resto da família.

Até a indústria dos desenhos animados teve que se adaptar à nova geração de crianças espertas e antenadas. Chega de princesas perfeitas! Hoje, animação boa é aquela com referências ao cinema e piadas mais ‘inteligentes’, para que os pais também consigam se divertir.

Mas há um meio termo. É possível fazer uma história simples, com música e fantasia, sem ser piegas. Dá para inserir nesse contexto um pouco de ironia com uma linguagem moderna, sem perder o humor infantil.

O musical “O Cravo e a Rosa” consegue tudo isso. Ele conta a história do amor platônico entre um cravo chamado Cravínio, e uma rosa chamada Rosidelma, que vive em uma alta roseira. A encenação começa quando a roseira é derrubada por um vento forte, fazendo com que Rosidelma conheça Cravínio e ignore seu amor (lembra da cantiga de roda?).

Sampaist conferiu a apresentação do último sábado, com o teatro lotado de crianças espevitadas em férias e adultos ansiosos pelo início do musical.

Produção impecável, muitas cores, um cenário delicado (um tapete que lembra pétalas espalhadas pelo chão, transforma o palco em jardim) e um texto coerente. Diversidade e preconceito são os temas centrais, mas de maneira alguma são abordados didaticamente. As músicas são inéditas e exclusivas, compostas por Xico Abreu (autor e diretor) e Jether Garotti Jr. (arranjador da cantora Zizi Possi) para o espetáculo. Elas deixam a história mais divertida e interativa: há diversos ritmos e estilos e a criançada acompanhava todas elas.

A idéia deu tão certo que o elenco foi convidado pela TV Cultura para adaptar a peça à linguagem televisiva, para o programa “TV RÁ TIM BUM”. As gravações já começaram e a série será apresentada no primeiro sábado de cada mês, com início em Agosto!

Atenção: a peça fica em cartaz somente até o dia 23 de julho (domingo)!

Foto cedida pelo elenco.

“O Cravo e e Rosa” // Teatro Bibi Ferreira: avenida Brigadeiro Luiz Antonio, 931, Bela Vista, SP // sábado às 16h e domingo às 15h // R$ 20 / R$ 10 // Info: 3105-3129 // até 23 de Julho // Classificação: Livre // Duração: 65 minutos



3 Responses to “Sampa Para Menores”

  1. Eu já vi e recomendo. Tudo ótimo, figurino impecável, cenário maravilhoso, músicas lindas e elenco espetacular. Vale muito a pena!

  2. que materia linda!!!da até gosto de ver…da ate vontade de ver a peça!!!Parabens..é isso mesmo,se todos falassem um pouquinho do que acontece por ai,coisas desse genero com conteudo,e muito valor para nós,seria maravilhoso!!!garanto que o Cravo e Rosa é só um pedacinho de tantas outras coisas boas que temos !!!

  3. apurado gosto teatral…
    realmente vale a pena!

    E essa matéria.. tá de parabéns.
    sucesso a todos.