São Paulo no Le Monde

sampa.jpg

Depois que o The New York Times se derreteu de amores por São Paulo em uma reportagem que mostrava o lado “sensual e moderno” da cidade, chegou a vez dos nossos amigos franceses conhecerem melhor a “Terra da Garoa”.

O Le Monde, maior jornal da França, estampou uma grande reportagem sobre Sampa na última semana.

Luciano Kalatalo, um leitor do Sampaist, teve o trabalho de traduzir trechos da reportagem e da narração do slideshow que mostra fotos da cidade. A explicação vai abaixo:

A matéria faz parte de uma série de 4 reportagens sobre megalópoles. São Paulo foi a última da série. Vou fazer comentários, não estou traduzindo “ao pé da letra”.

O vídeo é comentado pelo fotógrafo que fez as imagens. Ele descreve a metrópole como uma das mais importantes da América Latina, e o centro econômico do país. O fotógrafo se preocupa principalmente com o aspecto humano da cidade. Ele mostra uma população bastante mestiça, de inúmeras raças e nacionalidades.

Três fotos em especial são bastante comentadas:

- Senhora vendendo café na rua: é comentado o fato desta profissão peculiar que existe no Brasil, e já cita a questão do emprego informal, que é uma realidade para uma boa parte da população. Ele ainda mostra que as pessoas, mesmo com uma idade avançada, são obrigadas a continuarem trabalhando.
- Várias mulheres andando na calçada: aqui ele procurou mostrar a diversidade étnica, repare que cada mulher é bem diferente da outra.
- Engravatados: aqui se descreve um pouco da personalidade dos habitantes. Note que os “executivos” da foto estão alegres e descontraídos. Poderia se esperar uma atitude séria e fechada destas pessoas. Então o comentarista afirma que a população é muito simpática e acolhedora, o que geralmente não se espera de habitantes de cidades grandes.

É isso :-)

Se você ficou curioso, assista ao slideshow narrado pelo fotógrafo aqui. O Sampaist agradeçe a colaboração do Luciano com a tradução e os comentários sobre a matéria!

Foto no Flickr do Bsamp.



Comments are closed.