Cansei de Ser Independente

trama5c.JPG Trama Virtual agora na TV!

O site da Trama já começou grande: estreou oficialmente em 2003, com quase cinco mil músicas disponíveis para download, e acabou se transformando em um enorme banco de dados (ou demos) de bandas sem CDs lançados, ou sem gravadoras, e até artistas já conhecidos atrás de uma outra forma de divulgação. Tudo isso antes do MySpace e do Orkut. Era só música que interessava ali: a que vinha de uma gravação precária feita em computador, ou a que vinha de um estúdio de qualquer canto do país!

Idealizado pelo produtor musical Carlos Miranda e por João Boscoli, o site acabou virando vitrine para bandas independetes que cansaram de entregar cds por aí sem ter retorno. A divulgação do trabalho ficou mais fácil, e de boca-em-boca, vários grupos saíram do anonimato e começaram a fazer barulho de verdade.

Exemplo clássico é o da banda paulistana Cansei de Ser Sexy (quejá foi assunto aqui no Sampaist). Do Fotolog para o Trama Virtual, do site para a gravadora, e de São Paulo para o mundo de mãos dadas com a Sub Pop. Com o CD lançado essa semana pela gravadora de Seattle, o grupo deu início à turnê mundial e ainda coloca um clipe esperto (e com a cara exata de São Paulo!) direto no YouTube, firmando sua parceria com o mundo virtual.

E o Trama Virtual cansou de ser ‘só’ isso. E não bastou virar um selo que reúne as bandas nacionais mais legais atualmente. O site estreou na TV em um programa homônimo pelo canal pago Multishow, no dia 2 de julho. Apresentado pelo próprio João Bôscoli, o programa traz shows, matérias e entrevistas com bandas e músicos do cenário independente nacional. E traz em suas vinhetas principais, a prata da casa: a música “Meeting Paris Hilton” do CSS, claro.

O quadro “Reportagem” dá voz às bandas desconhecidas comercialmente, mas com público cativo onde se apresentam. “Banho de Estúdio” leva uma banda ao estúdio da Trama e ajuda na gravação de uma música (a banda Rock Rocket se apresentou no último programa e acabou sendo contratada!). O “Ao Vivo” mostra as bandas no palco, e “Visitando a Cena” fica com a cobertura de shows e festivais de rock. Para encerrar, “Arquivo” mostra trechos de apresentações clássicas e entrevistas que marcaram época.

Quem perdeu os dois primeiros programas pode acompanhar tudo aqui. O terceiro programa vai contar com a participação da banda paulistana Hurtmold, que tem na mistura post-rock com jazz a sua marca registrada (a banda também faz show hoje no Grazie a Dio).

E você ainda vai reclamar que não tem nada para assistir na TV no domingo?

Trama TV // Multishow // todo domingo, às 18h // reapresentação: segunda às 01:00, terça às 12:30 e 17:30, sábado às 03:00.

Foto no Flickr do Mikel Solitario.



2 Responses to “Cansei de Ser Independente”

  1. Como posso enviar o material da minha banda (UM A UM)?

  2. Junior, para mandar seu material para a Trama, é só cliar no link do texto e fazer o upload das músicas da sua banda.

    Para mandar seu material para o programa, é melhor você entrar em contato com alguém do site Trama Virtual. Há um link para o programa lá.

    Para mandar material para o Sampaist, é só mandar um email pra gente! anamonteiro@sampaist.com