Cinema de rua

reserva.jpg
Que shopping center é praia de paulista ninguém duvida. O que não dá para agüentar são as filas quilométricas formadas aos finais de semana para pegar um cineminha nessas mecas “comerciais”. E quando destaco a palavra “comercial”, enfatizo o sentido literal do vocábulo. Como é difícil encontrar algo realmente bom nos “Cinemarks” da vida. Deus do céu, haja paciência!!!

É aí que entra os “glamourosos” cinemas de rua. Conhecida como a cidade mais agitada culturalmente do Brasil, São Paulo reserva doces surpresas para os cinéfilos “anti-sociais” metropolitanos.

Com a frente para a calçada, o que julgo ser um dos principais atrativos depois dos filmes em cartaz, os cinemas paulistanos são ótimas escolhas para tardes de domingo e noites de segunda, terça ou quarta.

O melhor de todos é o Lumière, localizado no bairro do Itaim Bibi. Com banquinhos de couro vermelho e catraca – aquela bem antiga de ônibus – na entrada, assistir algo na sala é como fazer uma deliciosa viagem ao tempo.

O que mais chama atenção – pelo menos a minha – é a programação desses cinemas. Completamente fora do circuito comercial, boa parte desses locais abre espaço para a sétima arte dos mais diversos países. É comum encontrar em exibição filmes europeus, indianos, latinos, asiáticos etc.

Os preços muitas vezes são bem camaradas. Está na pindaíba? Procure um cinema baratinho para curtir. Alguns (embora a entrada fique um pouquinho longe da calçada) são gratuitos; é o caso, por exemplo, da Galeria Olido, localizada bem no coração de Sampa, do ladinho da Galeria do Rock.

E as excentricidades rolam soltas entre os paulistanos que se amarram em um filminho. Duas vezes por mês rola o “Noitão” ou “Odisséia”. HSBC Belas Artes e Espaço Unibanco, respectivamente, costumam preparar uma programação especial que entra a madrugada e só termina pela manhãzinha, depois de um super café da manhã servido no hall das casas.

Bateu aquela curiosidade? Conheça os melhores “cinemas de rua” da cidade:

Boa Vista – Moviecom
Rua Borba Gato, 59
Santo Amaro – Zona Sul – 5547-6060

CineSesc
Rua Augusta, 2075
Jardins – Zona Sul – 3082-0213

Espaço Unibanco
Rua Augusta, 1475
Cerqueira César – Centro – 3288-6780/3287-5590

Gemini
Avenida Paulista, 807 – Metrô Brigadeiro
Jardins – Zona Sul – 3289-3566

HSBC Belas Artes
Rua da Consolação, 2423
Cerqueira César – Centro – 3258-4092

Lumière
Rua Joaquim Floriano, 639
Itaim Bibi – Zona Sul – 3071-4418

Reserva Cultural de Cinema
Avenida Paulista, 900 – Metrô Brigadeiro
Cerqueira César – Centro – 3287-3529

Foto: Flickr São Paulo Ilustrada’s photos



One Response to “Cinema de rua”

  1. teste