Las Vegas é logo ali

bingo.jpg Impossível passar pela Avenida 23 de maio e não levar um susto com esse Bingo Africano. Além de extravagante, ele é…feio.

Durante a Copa, conseguiram uma proeza: colocaram um cachecol verde-e-amarelo gigante nas estátuas que protegem o local sagrado.

O lado bom de tudo isso, é que o trânsito na avenida ficou mais divertido: dava para ver várias pessoas se arriscando (e arriscando suas máquinas) com meio corpo para fora dos carros tentando tirar uma foto. Reparando bem, dava para ver motoristas apontando para aquela obra arquitetônica e rindo. E é claro, não demorou muito para que Sampaist recebesse fotos do Bingo mais famoso da cidade.

Ontem, na segunda-feira pós final trágico da Copa do Mundo, ficou tudo mais irônico. Parecia uma precoce campanha de “Rumo Ao Hexa 2010 na África”. Segundo relatos, havia quem passasse xingando as estátuas que causaram tantas risadas em um passado não tão longínquo assim.

Mas aparentemente, somos leigos no assunto. Nossa humilde opinião bate de frente com a de um dos maiores arquitetos brasileiros. Isay Weinfeld, é responsável por projetos de peso, como o Hotel Fasano, Clube Chocolate, Clube Disco, a praça da Rua Amauri (entrando no site, clique em “Urbanismo”) entre outros. Tomando os prédios como exemplo, percebemos que a linha dele é mais…chique.

Mas é aí que todo mundo se engana. Em uma entrevista genial para a Revista TRIP (edição de maio), ele surpreende. Além de confessar ser fã de Radiohead e de OVNIS, Isay deu opiniões polêmicas sobra a cidade:

“Para melhorar SP, só decepando todas as construções acima do quarto andar”

Weinfeld fez ainda, a pedido da TRIP, um ensaio de como os famosos prédios de Niemeyer para a cidade de Brasília, ficariam na paisagem urbana de São Paulo. Ele coloca, por exemplo, a famosa Catedral completamente pichada no meio do Vale do Anhangabaú. As fotos estão ótimas e disponíveis aqui.

Em relação ao nosso adorado templo Africano, ele diz carinhosamente:

“Não entendo porque acham brega o bingo de tema africano que foi construído na avenida 23 de maio. Chamam aquilo de arquitetura temática pejorativamente. Ninguém se dá conta que a cidade está cheia de outros tipos de arquitetura temática? Por que isso é um ‘estilo’ e aquilo é um tema? (…) Las Vegas, por exemplo, é um tema. E é maravilhoso! Não acho que o Bingo da 23 de maio seja brega. É um projeto muito bem feito dentro do tema africano. Existem construções temáticas em São Paulo muito piores que o bingo

Existem? Olhem bem para a foto acima e apontem qualquer outra construção (temática ou não) que seja pior que essa. Desafio lançado, preparem suas máquinas digitais!

Foto cedida por Regina Rezende.



2 Responses to “Las Vegas é logo ali”

  1. Dear Ana,

    Gostaria de saber o porque desse tema africano em um bingo????? Confesso que passei por lá e levei o maior susto… Demorei para entender que se tratava apenas de um bingo e nao de um terreiro de macumba…Weird…

    Tks,
    psyprincess

  2. Eu acho a estátua do Bingo da 23 horrível. Para mim não combina com a paisagem que está ao redor e tão pouco com casa de bingo, se é para lembrar Las Vegas, é horrível do mesmo jeito.